Biografia

Luiz Carlos Motta, ou simplesmente Motta, como ficou conhecido, é o primeiro deputado federal  pelo estado de São Paulo a representar os comerciários.

Motta foi eleito com mais de 75 mil votos nas eleições de 2018 e, desde então, atua na Câmara do Deputados, liderando as principais pautas de interesse dos brasileiros, com foco especial nos municípios paulistas. 

Casado e pai de 2 filhos, é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Tem ampla experiência em administração de recursos públicos e destinação de verbas para resolver carências importantes da população. Experiência essa que o fez se tornar membro titular da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, na Câmara. 

 

Imagem Luiz Carlos Motta
Imagem Luiz Carlos Motta

Carreira política

Sozinho ou com a Bancada Paulista, o deputado destinou mais de R$ 200 milhões em verbas estaduais e federais aos municípios paulistas, beneficiando centenas de pessoas e ofertando melhorias para as áreas de Saúde, Infraestrutura, Educação, Esportes, Assistência Social, Meio Ambiente, Agricultura e Segurança Pública. Além disso, participou de mais de 300 projetos de lei, inclusive o que incentiva a produção de carros zero km para pessoas com deficiência.

Em seu primeiro mandato, Motta coleciona mais de 50 prêmios e títulos de parceiro de instituições. Está entre os 100 Parlamentares mais Influentes do Congresso Nacional  em 2022, recebeu o título de Bom Parlamentar, concedido pelo site Ranking dos Políticos , e foi incluído na lista da Elite Parlamentar 2021, do site Arko Advice .

Como resultado de seus grandes esforços para atrair recursos a uma das mais importantes instituições de Saúde da região Noroeste do Estado, Motta recebeu ainda o título de Parceiro do Bem da Funfarme  – fundação que administra o HB e o HCM, em São José do Rio Preto (SP), hospitais de referência para mais de 102 municípios.

Representante dos Comerciários

Motta também é presidente licenciado da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários)  e se tornou o único representante da classe na Câmara dos Deputados.

Para os comerciários, Motta conquistou a regulamentação da profissão e participou diretamente da construção de mais de 14 mil casas, em todo o Estado, por meio da Cooperativa Habitacional da Fecomerciários, em parceria com prefeituras, construtoras e bancos. 

Teve forte atuação no Fórum em Rede: Criança não Trabalha, programa estadual que prevê a erradicação do trabalho infantil. Lutou ainda pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da dinâmica Café Sensorial, e pela defesa dos direitos femininos, ao lado da Comissão Organizadora “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”.

Imagem Luiz Carlos Motta
Imagem Luiz Carlos Motta

O que o Motta defende

• Permissão para que o governo federal pague auxílio emergencial à população vulnerável;

• Autorização para que tanto Estados e municípios quanto o setor privado comprem vacinas;

• Aumento de pena para quem destruir ou deteriorar vacina ou insumo usado no combate ao Coronavírus (Covid-19);

• Proibição da eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e similares;

• Proibição de autosserviço em postos de combustíveis, para garantir o trabalho de 500 mil frentistas.